20.8.08

COMENTÁRIOS

23 comentários:

Anónimo disse...

Boa sorte a todos.

Beijos e abraços
JR

Anónimo disse...

É com agrado que acolho a v/nomeação para a comissão.Sei que levarão a cabo esta difícil tarefa porque a v/equipa é determinada e com objectivos bem definidos.
Resta-me desejar-vos boa sorte.

Um abr

AR

Anónimo disse...

desejo a todos felicidades

cumprimentos

MVR

Anónimo disse...

Já anotei o Blog. Gostei imenso da festa dos seniores
Valentim

Anónimo disse...

O meu agradecimento à Comissão e a todos aqueles que de uma forma ou outra proporcionaram uma tarde de convivio deveras inesquecivel

PF

Anónimo disse...

Olá Lourdes,
Obrigada por se terem lembrado dos seniores Beirenses que vivem desterrados e que tanto precisam de inciativas como esta,dado que estão muitos votados ao abandono, vivendo na solidão e sem saúde.
Gostei muito da forma como nos receberam e organizaram o evento.
Calculo o trabalho que tiveram a decorar a sala,desde os individuais na mesa com fotos da Beira e outros pormenores nas paredes,o programar o almoço e o chá,onde não faltou a bebinca o doce de grão como outros bolos,uma boa música e não se esqueceram de medir a tensão!e etc etc etc,só ao preço de 3 euros !
O livro da Medicina Alternativa é fabuloso,um verdadeiro guia para quem prefira essa via de tratamento.
Como tinha o seu mail quis manifestar o meu agradecimento a si e a todos que proporcionaram uma tarde de convívio agradável. Mais uma vez o meu muito obrigado.

Um abraço
Lira

Anónimo disse...

Basta olharmos à nossa volta e a nós próprios, para nos apercebermos de que nada é estático ou eterno.

Tudo se altera, tudo muda. Mudam as coisas, as pessoas e a sociedade. É desse constante movimento que nos fala a História.

E essa constante mutação só é possível por uma acumulação de acontecimentos mais ou menos importantes e,

de quando em quando, no momento certo.

Mas os acontecimentos só são possíveis porque as pessoas os produzem. E as pessoas somos NÓS "



Parabens

Lucinda Costa Fernandes

Anónimo disse...

Por mais incrivel que pareça o almoço de seniores foi 5 estrelas.
Estiveram muito bem
Parabéns

Anónimo disse...

REFLEXÕES

À Comissão Organizadora do encontro de beirenses séniores em Lisboa(2008), venho manifestar o meu agradecimento pela gentileza do convite que me foi endereçado.
Tambem uma palavra de reconhecimento, pelo envolvimento de um um grupo de jovens nesse evento,e que com alegria,dinamismo e vitalidade tanto contribuiram para essa realização.
Sendo que era de origem goesa,a maior parte das pessoas presentes, tudo se proporcionou assim, que pudéssemos repartir com outros, as nossas tradições, através da rica gastronomia, danças, jogos e até de um lindo sari.
A presença de jovens goeses nestes eventos( alguns que não terão ainda tido oportunidade de conhecer terras de África ou da Índia), poderia servir para a realização de outras iniciativas nestas datas - em ambiente informal, sugeria a realização de mesas redondas, para partilharmos com os jovens as nossas vivências e experiências pessoais e profissionais .
Com eles, os jovens, podemos tanto fazer uma retrospectiva das razões da então diáspora goesa pelo mundo, como perspectivarmos para o futuro, a intervenção dos goeses nos diversos contextos geográficos, políticos, culturais, sociais e religiosos com que, eventualmente, ainda terão que se confrontar - não será alheio a este debate, na óptica da globalização em que nos inserimos nas várias vertentes, a discussão sobre a pertinência de termos que fortalecer o fio condutor que nos manterá, para sempre ligados, às nossas ancestrais origens de um grande sub-continente, com uma história mais que milenar.
Estas as reflexões que me ocorreram.
Um abraço a todos

Rui Nazaré Rodrigues

Anónimo disse...

Olá

É com UMA GRANDE SATISFAÇÃO que vejo publicado o dia 23 de Maio.
Aguardo mais detalhes para poder me inscrever e participar nesta grandiosa Festa da nossa cidade da Beira
Um abraço à comissão

PF

Anónimo disse...

Encontrei por acaso o vosso blog e achei curioso o depoimento da D. Natividade Estrócio. É que, pelos meus 5 anos, fui viver para o Búzi e estive hospedado durante algum tempo na Pensão Estrócio (provavelmente de familiares da senhora). Também eu fiz muitas vezes a viagem de barco para a Beira e também eu apanhei alguns sustos com as ondas da foz do rio Buzi! Se conhecerem mais gente que tenha vivido no Buzi nos anos 60 gostaria muito que me contactassem para matar saudades e eventuais experiências comuns.
O meu nome é Carlos Marinho Falcão e o meu endereço de mail é: carlosmfalcao@hotmail.com
Obrigado

Anónimo disse...

Os meus parabéns à Comissão da Organização do IX ENCONTRO DE GOESES BEIRENSES.
Apesar das adversidades (derby lisboeta e outro baile de carnaval da comunidade goesa)vocês conseguiram reunir um numeroso grupo de foliões que apostaram na vossa forma de organizar este tipo de eventos,certos de que iriam encontrar um ambiente são e de verdadeira folia.
Dos convivas à musica,passando pelo serviço de bar(onde não faltaram os pratos tradicionais)tudo contribuiu para um sucesso.
De certo modo a animação foi evoluindo ao longo da noite com destaque para a dedicatória,a uma aniversariante,cantada em konkani.
Apesar das contingências legais de ordem pública, muitos manifestavam o desejo de continuar mais além.Tal estado de espírito só demonstrava que se sentiam bem naquele ambiente de alegria.
Meus caros,é disto que precisamos:convívios assíduos para continuar a dignificar a Comunidade Goesa.
Parabéns também pela escolha do local para a realização do grande encontro anual.Recordo-me que o vosso lema é inovar e como tal optaram por um local diferente do habitual e como programa um almoço e buffet ao longo da noite.Simplesmente racional:mais tempo para se conviver.
Faço um apelo a todos para que contribuam neste blog com críticas construtivas e sugestões para melhorar o desempenho e a criatividade deste gupo.Eles merecem o vosso apoio.
Boa sorte

Anónimo disse...

Andamos a dividir o nosso tempo em bocadinhos e a fazermos cada vez mais coisas no menos tempo possível.De repente olhei para o Calendário e deparei que o Carnaval se aproximava.Para fugir a toda esta agitação e à rotina diária resolvi ir até Famões onde se realizou mais uma Festa organizada por esta Comissão. Mesmo com Derby pelo meio a festa esteve no seu melhor.
Não posso deixar de expressar os meus Parabéns por mais uma excelente organização, pela maneira inteligente que foram recebendo os foliões,pelo ambiente divertido, pelos sorrisos radiosos que mergulhavam ao som da música e pela forma como souberam mimar todas as crianças ali presentes.
Continuem e espero que o 23 de Maio seja um sucesso.
Adorei.
PF

Anónimo disse...

CONVÍVIO DE CARNAVAL 2009

É de toda justiça, salientar o empenho, critério, organização e disponibilidade, manifestada pela comissão organizadora do evento.

Sem quaisquer fundos ou subsídios, esta organização soube com honestidade, gerir a festa a contento da esmagadora maioria de foliões.

Com base no parágrafo anterior, foi de louvar a atitude demonstrada pela Comissão Organizadora, aquando da distribuição de presentes,
para os dois casais que celebravam nesse dia anos de casados e igualmente lembranças para todas as crianças presentes nesse dia, e também para uma aniversariante. BEM HAJA

Pelo sucesso agora alcançado, não será uma ilusão palpitar um estrondoso convívio de Maio 2009.

PARABÉNS PÚBLICOS Á COMISSÃO E GRANDES SUCESSOS PARA O PRÓXIMO CONVÍVIO.

Assina um Beirense

Anónimo disse...

Não sou beirense nem mesmo moçambicana, embora a terra de África com as suas cores, gentes, cheiros e gostos me tenha visto crescer. Afinal, na costa oposta, os nossos corações batiam ao mesmo ritmo, esse ritmo que continua a acompanhar-nos e faz com que os encontros de quem nasceu ou viveu nessas maravilhosas terras, sejam plenos de saudade e solidariedade.
Ao conhecer e tornar-me amiga de pessoas generosas e especiais que me têm dado o prazer de partilhar comigo os seus reencontros, sou levada a penetrar no mundo das vossas vivências e recordações, onde não me sinto uma intrusa, apenas mais uma amiga que também recorda com nostalgia o mesmo "paraíso perdido".
Por essa partilha, pela forma simpática, correcta e amiga que faz das vossas reuniões um sucesso, pelos deliciosos cheiros e sabores da vossa exótica cozinha, pela genuína alegria que me têm proporcionado, o meu muito obrigada!
É com expectativa que aguardo o IX Encontro dos Goeses da Beira e seus Amigos, sabendo de antemão que não me sentirei defraudada e que a Comissão Organizadora que escolheram, levará a peito com brio, competência e responsabilidade a enorme tarefa de que foram incumbidos.
E, sem tencionar dar mais valor a uns do que a outros, permitam que agradeça especialmente à Lourdes, Alfredo e Aurora, sendo que esta última foi o meu elo de
ligação e a razão de ser desta "mucanda" (palavra angolana para recado). Para eles um abraço com muita amizade e carinho. Para todos os mais sinceros votos de sucesso!
Até sempre, espero!
Gabriela Ferreira

Anónimo disse...

Olá
Desde já os meus PARABÉNS aos amigos António, Piedade, Mª Lourdes e Alfredo, pela grandiosidade de sentimentos que me proporcionaram...a mim e não só, garanto, com a realização dos diversos eventos. Eu sei que sou suspeita, pois fui uma "mini-colaboradora" da comissão...pois o trabalho árduo, foi dos elementos da organização. Quero realçar o de ontem, 23 de Maio, pois foi o único que os meus pais puderam estar presentes....depois de algum tempo, meses...anos, voltei a ver a alegria estampadas nos seus rostos e nos seus comentários no regresso a casa....cerca de 50 Km, a falar "neste e naquele"...que BOM...Contudo, não quero deixar de referir que o evento realizado no mês de Fevereiro, me tenha trazido lembranças muito agradáveis dos meus 17, 18 ...aninhos de idade, ao reencontrar pessoas que me marcaram muito (com filhos)...Já passaram "alguns" anos desde então (atenção: eu sou uma jovenzinha!!!)
...Agora, o que me leva a escrever este comentário...pois...
entristece-me ver por finalizado encontros deste género...sim, há mais "associações"...poderia haver apenas uma e os laços serem mais ou menos fortes...mas porque não, dar continuidade a este grupo. Sim, eu sei que todos nós temos as nossas vidas...sei que o trabalho ocupa muito do nosso tempo...então eu, que para ir ao encontro de ontem tive que trabalhar até cerca da 1h da manhã, hoje estive a trabalhar, ao todo, cerca de 4horas, trago trabalho para casa ao fim de semana...que durante o dia tenho que manter o telemóvel sem som, sob pena de tocar no meio de uma aula e ser chamada à atenção pelos meus superiores, ou seja poucos contactos!!!! Amigos...de todas as idades....principalmente, os mais jovens, com alguma disponibilidade, contribuam para um convívio idêntico ao que assistimos ontem...vamos tentar contribuir para a alegria e para o bem estar dos nossos amigos e familiares...Haverá 4 elementos disponiveis.....
Um bj para todos
Xana Fernandes

Lucinda disse...

Os meus primeiros agradecimentos dirigem-se aos protagonistas, motores deste 9 º Encontro de Goeses da Beira e seus amigos, especialmente Lourdes Fernandes, Piedade Rodrigues, Alfredo Bragança e António Rodrigues, uma equipa pró-activa, com disponibilidade ímpar, que nos proporcionou uma serie de actividades, que ficarão ancoradas nas nossas memórias, onde num simples gesto que é o de comer à mesa, partilhamos uma cidade, uma rua, uma memória, a música a dança, cumprindo o aproximar das gente e os grupos que escolheram Portugal para viver como “porto seguro” .
Assim como o alimento é para o corpo, esta Festa aconchegou-me a alma.
Um Abraço
Lucinda Costa Fernandes

Beirense

xavinho49 disse...

Tenho ido aos eventos para relembrar e confraternizar com amigos e conhecidos, num ambiente de convívio são e alegre. Difícilmente conseguirão convencer-me e a muitos outros, cuja opinião coincide, de continuarmos a participar, se as comissões futuras optarem pelo mesmo espírito e orientação que esta, que na minha opinião pessoal, evidenciaram no global, falta de estilo, qualidade e rigor nas decisões (ex: ausência de critérios sérios na atribuição dos lugares nas mesas ).
Não queiram acabar com a festa dos Beirenses, que nos anos anteriores, mesmo com alguns reparos, superaram as expectativas da maioria dos presentes, facto que se deveu ao empenhamento altruísta dessas comissões, que tiveram o bom senso de não misturarem vaidades próprias, com o interesse daqueles a quem se promovem essas festas, que por sinal, pagam do seu bolso a sua participação.
Mudar sim, mas para melhor e tendo sempre em atenção " os outros ".
J.C.

sombras51 disse...

Para quem está longe mas acompanha de perto esta associação ancorada na minha cidade-berço, já só as fotos são uma festa para os olhos! Para quem lá esteve, dançou, comeu e bebeu e reencontrou velhos e sempre jovens amigos, este 9°Encontro foi com toda a certeza uma FESTA em grande. Está de parabéns a Comissão que fechou assim com chave de ouro o período para o qual foi eleita. De Parabéns também quem montou e alimentou este Blog, não só pelo aturado trabalho técnico que ele requer como pela janela aberta que ele abriu, por onde se pode sempre colher informações e até trocar dois ou mais dedos de conversa...
PARABéNS e que o vosso sucesso inspire a próxima Comissão!
Um abraço

Anónimo disse...

É lamentavel que na altura do evento ninguém tenha oferecido para continuar com o grande convivio e tradição dos beirenses se bem que a ultima festa bateu todos os recordes de presentes, força Gonzaga Coutinho grande homem

Anónimo disse...

Mesmo tendo noção que nem todas as coisaS correm como planeadas, não podia deixar de dar umas palavrinhas,porque ate mesmo as grandes estrelas tem percalços.

Não queria deixar de agradecer a esta comissão por tudo o que fizeram, pelo grupo de pessoas fantásticas desde a direcção aos colaboradores que fizeram parte deste projecto, que não se esqueceram que os Beirenses existem, pela dedicação pelo empenho pelo grande profissionalismo demostrado, e um grande glamour em todas as atitudes.
abdicarem do seio familiar para tornarem as festas temáticas num sucesso e sempre com um sorriso em troca sem pedir nada em troca simplesmente a participação e a compreensão

parabens e obrigado

R.P.

comissão organizadora disse...

ESCLARECIMENTO

O blog BEIRA-MEMÓRIAS DE UMA VIVÊNCIA é o resultado reflexivo e prática enriquecedora de partilha de saberes, opiniões, sugestões e informações, que esta comissão tem alicerçado como um “edifício” construtivo, estando na base todo um percurso de voluntariado.

No entanto, a Comissão indigitada para o 9ºEncontro de Goeses Beirenses e seus Amigos contesta face ao exposto no comentário de 20 de Junho cujo autor se identifica com o “nickname” de xavinho49 e subscreve como JC, tendo pelo facto da mesa a ele destinada se situar num local do seu desagrado (longe do palco, entenda-se). Tece insinuações sobre os critérios adoptados na distribuição dos lugares nas mesas, pondo em causa a seriedade da Comissão”

Confrontada com a respectiva insatisfação, a Comissão representada por dois dos seus membros formulou o seu pedido de desculpas, justificou e esclareceu no local a dita “anomalia”, pois organizar um evento desta natureza com mais de 550 participantes, utilizando uma metodologia cuja sociometria foi tentar agrupar as pessoas por famílias, amigos e conhecidos numa mesma mesa e num espaço circunscrito a escassos metros, não é tarefa fácil.

Teve ele (xavinho49/JC) oportunidade em oferecer-se para promover o próximo encontro e assim implementar os seus critérios mas manteve-se em silêncio para não se comprometer.

É sempre importante situarmos e experienciarmos o lado do “outro”.
Assim fizemos e seria bom que xavinho49/JC também o fizesse.

Lá diz o velho ditado : “por morrer uma andorinha, não acaba a primavera”....outras primaveras virão e as posições no terreno poderão ser invertidas...

ou

Quem está no convento...é que sabe o que lá vai dentro....

A COMISSÃO BEIRA-MEMÓRIAS DE UMA VIVÊNCIA

Anónimo disse...

Parabéns!
É de louvar quem se presta a organizar festas com fins benéficos.
Este evento foi possível graças a esta “Especial e Generosa” Equipa Amarela que uma vez mais quis dar o seu testemunho e se prontificou a organizar uma festa por estas 2 Causas.
Há contributos de natureza diversa que não podem nem devem deixar de ser realçados. Por essa razão, desejo expressar os meus sinceros agradecimentos, pelo encorajamento, pela abertura de espírito revelada, pela dedicação, e pelo calor humano que uma vez mais souberam transmitir.
Gostei de estar convosco neste dia.
Muito Obrigado