20.8.08

LOGOTIPO

A Beira é uma cidade conquistada ao Mar e aberta ao Mundo.
Capital da província de Sofala, elevada à categoria de cidade em 1907, por Decreto Régio de 29.07. A cidade recebeu o nome actual em homenagem ao príncipe da Beira - D.Luís Filipe, filho primogénito do Rei de Portugal D. Carlos.
A razão do desenvolvimento da localidade que se tornou cidade, assenta em três factos: a sua localização estratégica, o terminal transnacional dos Caminhos de Ferro e o seu Porto Marítimo. Por razões de ordem política o dia da cidade não se comemora na data da sua fundação (29 Julho). Por decisão do executivo provisório da C.M. da Beira foi eleito o dia 20 de Agosto, data da instalação do Comando Militar de Aruângua no sítio do Chiveve.
Os símbolos são marcas que nos lembram vivências de um passado, não distante, que se tornam presentes a cada momento e são por excelência instrumentos de integração social e constituem por si uma força unificadora, geradora de uma relação identificável, presentes na memória colectiva de um povo.
Os símbolos por que optámos e adoptámos para o nosso logótipo são representativos da Beira, possuem funções que implicam o colectivo e o individual, colectivo porque no seu conjunto são representativos da cidade no seu todo, o individual porque cada um deles tem para nós um significado próprio. Foi na base desta reflexão, sobre o simbólico e da sua interacção, que se condensaram estes três signos da cidade, que foi o nosso berço e espaço de sociabilização, sentida para todo o sempre como nossa e são o pano de fundo do nosso logótipo:

-A Ponte - une a cidade e os Beirenses
-A Estação dos Caminhos de Ferro - a imagem do progresso e do desenvolvimento que fez crescer a cidade
-O Farol - a presença marcante do olhar sobre o oceano, cujas ondas acariciam as areias quentes da praia.